A cada raiar do dia, um novo dia se inicia e com ele novas oportunidades, novos aprendizados, novos acontecimentos e novas decisões, mesmo quando somos sistemáticos e temos tudo planejado, e ainda que na maioria das vezes as coisas aconteçam como planejamos, sempre tem algo que sai fora do planejado.
E essa é a beleza da vida, não temos controle de nada por mais que achamos que temos.
Consequentemente diversas emoções nos assolam a todo o momento e considerando que, a maioria das pessoas são criadas para esperarem sempre o pior, ou seja, terem diversas emoções negativas, nossa vibração tende a estar em baixa na maior parte do dia e isso afeta o corpo sutil.
Você reflete ao final do seu dia como ele foi? Na grande parte você esteve com energias baixas como a raiva, o inconformismo, o vitimismo, a tristeza, o medo, ou com energias de alta vibração como o amor, a gratidão, a paz?
Na maioria das vezes, das 24 horas diárias estamos com baixa vibração e com a repetição destas situações, pensamentos, emoções e energias somatizamos doenças, primeiro no corpo sutil e posteriormente no corpo físico.
E o que seria somatizar?
A somatização ocorre quando os pensamentos e as emoções estão em desequilíbrios e manifestam dores no corpo e consequentemente doenças. Quando falamos em doenças psicossomáticas nos referimos a problemas físicos causados por sofrimento emocional, apresentando a ligação direta entre a saúde emocional e física.
Os desequilíbrios que aqui escrevo estão relacionados a baixa vibração, por exemplo, mulheres que constantemente se sentem desvalorizadas e por consequência se sentem tristes, culpadas, entre outros, tendem a desenvolver problemas no útero como o mioma.
A mulher tem o dom da vida, e estes sentimentos a levam a se sentirem incapazes, impotentes, e isso se somatiza formando nodulações na morada do feto que é o útero fortalecendo o emocional e o mental que esta voltado para a desvalorização.
Além disso, temos doenças já comprovadas pela comunidade científica como doenças psicossomáticas como dermatite atópica, gastrite, alergias, entre outras. Algumas crianças por exemplo, chegam a ter febre alta porque ficaram com vontade de algo, ou ainda, ´porque querem os pais pertos e o corpo apresenta dores e alterações chamando atenção dos pais.
Do ponto de vista metafísico todas as doenças iniciam na junção da mente e dos sentimentos até chegarem no físico. Atualmente a comunidade médica vem cada vez mais percebendo e expondo isso, ou melhor retomando este conhecimento, uma vez que antigamente os médicos examinavam os pacientes como um todo, o que aos poucos isso foi se perdendo, dando lugar as especializações, e como tudo na vida tem as vantagens e as desvantagens.
A vantagem neste caso, é que se tornaram especialista e a desvantagem é que não olham o todo, em sua maioria, e consequentemente, acabam por não olhar a causa raiz, por exemplo, pessoas com doenças de pele normalmente indica um desequilíbrio em algum órgão, assim ao estudarmos o todo e olhar as questões emocionais é possível trazer um diagnóstico mais assertivo, cuidando da causa raiz extinguindo mais rapidamente o problema e prevenindo outros.
Uma vez que chegou ao corpo físico precisamos cuidar do mesmo, ir ao médico, tratar enfim, contudo vale lembrar a importância de entender qual emoção acarretou estas dores ou problemas de saúde, e buscar ajuda para tratar estas questões, assim atuando na causa raiz, e evitando que o sofrimento volte, ou ainda, que uma nova doença venha se instalar.
O autoconhecimento nos ajuda a nos entender, nos preservar e nos cuidar. Invista em você, em suas emoções, as compreenda, olhe para cada uma delas com amor e a receba como um grito de socorro, pelo qual somente você pode fazer algo. Se acredita que não consegue sozinho busque um profissional, mas não deixe isso de lado. Com o tempo perceberá que sua grande missão é se curar de si mesmo, se amar e ser feliz.
Namastê
コメント